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Mostrando postagens de agosto 21, 2011

Lacunas e inter-relações: entre o Direito e o Dever do Patrimônio Cultural.

Seria ousado definir o que é Patrimônio Cultural no Brasil, sobretudo ao pensarmos sobre a sua amplitude e aquilo que carrega de sentidos e entendimentos, nem sempre democráticos ou justos. A própria noção de Patrimônio é muitas vezes confundida com a de propriedade 1 seja por haver diversos mundos sociais e culturais (GONÇALVES, 2009, p.26) ou por distâncias e lacunas nem sempre mensuradas. A manutenção e a perpetuação de sentidos desconexos do Patrimônio democraticamente desejado contribuem para a sedimentação e a incompletude no que diz respeito não apenas a entendimentos, mas de sua atribuição com relação à noção de totalidade e ao que essa como possibilidade permite alcançar. Com relação ao objeto em questão, o Patrimônio Cultural, não podemos deixar de mencionar a noção correlata de preservação cujos sentidos e interpretações também abrem parênteses ou lacunas com relação ao seu sentido democrático, justo (social e economicamente) e eficaz. A essas noções teóricas ente

Territórios do CorpoEspaçoTempo: Quem Planeja?

Este artigo propõe-se a considerar sobre a noção de território a partir da vertente corpo presente-ausente nos debates teóricos de planejamento urbano e regional, e numa relação que se cruza com e entre o espaço e o tempo, interrogando-o a partir de outros olhares e pontos de vista. Inicialmente expomos a categoria mestiça (verossimilhante à noção híbrida ) de corp oe spaçotempo numa referência ao mapeamento teórico-conceitual realizado em nossa tese de doutorado i , assim como às discussões realizadas pelo Grupo de Estudos: Territórios Urbanos e Políticas Culturais, dentro do qual desenvolvemos parcialmente nossa pesquisa, e aos seus desdobramentos, como o Seminário Corpocidade ii . Se há uma conjunção categórica no título do trabalho, entendemos ser pertinente a sua disjunção para que então retomemos ao final a sua re-significação em relação ao território e à pergunta formulada pelo corpo teórico da ANPUR, reposicionada no título desse trabalho. Cada um dos três itens que co