Postagens

Mostrando postagens de Junho 15, 2014

Narrative: video-experience

Este vídeo foi realizado para a exposição Plan Libre, parte integrante do Festival DIEP - Le Modernisme, ocorrido em Julho de 2011. A narrativa produzida foi realizada a partir da participação no projeto de residência ocorrida na edificação moderna denominada Villa Perrote, localizada na cidade de Dieppe, na regiao da Haute Normandie francesa, no mês de maio.

Todo a filmagem realizada durante a residência na França teve como proposta a montagem de diferentes níveis narrativos: sonoros; imagéticos; referenciais - brasileiros e franceses, já que parte do ponto de vista de uma brasileira sobre a questão moderna, que não apenas francesa, mas universal, e portanto do deslocamento deste mesmo ponto de vista; de oralidade que procura posicionar, tensionar e acentuar, delicadamente, a questão dos modos de perceber e praticar o mundo.

O filme procura  indagar o legado da modernidade por parte da sociedade e também da de seus herdeiros legais.

Com relação à escolha da trilha sonora destacamos …

Manifesto sobre processos e praticas projetuais. O caso do estudo para o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ.

Em primeiro lugar eu gostaria de parabenizar o Centro Acadêmico pela liderança no debate proposto por essa Assembléia. O que eu desejo como professora é que vocês saiam daqui muito mais do que Arquitetos e Urbanistas, que saiam como lideranças, como gente que pensa por si próprio, como cidadãos participativos dos tantos debates e processos necessários para um mundo cada vez mais democrático.
Em segundo me posiciono. Seria muito mais fácil e simples para mim ser a favor de coisas que não me dizem respeito. No entanto, me manifesto por acreditar que pertenço a esse processo, que em construção e que, ser ouvida é um direito, e que portanto valham as minhas, como as de qualquer um que acredita na palavra como ação.
Algumas considerações : De que modo podemos marcar nossa presença no mundo ? Que marcas queremos deixar ? Que relações pontuam nossas ações ?
Que cultura e que ténicas afetam nossos sentidos e os sentidos ofertados ao mundo ? Ao tratar aqui do projeto em questäo, pergunto se seria a…