I Encontro de Desenvolvimento Sustentável Urbano e Rural _ EMIDESUR




A produção familiar no Brasil não passa apenas por um processo de diferenciação social crescente originando formatos diversos no que se refere à organização produtiva, mas com a emergência da questão ambiental, desenvolve diferentes estratégias de reconstrução de relações com a natureza e com a sociedade tendo como primícias o desenvolvimento em moldes sustentáveis. Nesse sentido os objetivos e metas do I EMIDESUR - I Encontro Mineiro de Desenvolvimento Sustentável Urbano e Rural que apresenta como tema a “Produção Familiar e Agroecologia” são: 
1)- Reunir profissionais de renomadas instituições de ensino, pesquisa e extensão, autoridades governamentais, representantes do setor privado e de organizações sociais com a finalidade de discutir temas relevantes concernentes ao desenvolvimento sustentável dos meios urbano e rural. 
2)- Promover uma nova forma de economia local incentivando a economia solidária; 
3)- A partir de um entendimento da luta pela terra, relacionar questões e ações da agricultura urbana e da educação no campo;
4)- Incentivar a adoção de práticas que promovam a sustentabilidade rural e urbana, através da conservação do solo, da água, amparado na viabilidade econômica/social e na segurança alimentar; 5)- Analisar e observar relações urbano-rurais face diferentes possibilidades de infraestruturas, de mobilidade, produtivas, regionais e territoriais;
6)- Difundir conhecimentos e tecnologias relativas à sustentabilidade dos meios de produção; 
7)- Discutir metodologias de ação no sentido de conscientizar as populações sobre o consumo sustentável, seus direitos e deveres enquanto cidadãos quanto à necessidade de contribuir para redução dos efeitos deletérios da crise ambiental, mudança de postura e comportamento. 

Os objetivos específicos do I EMIDESUR são: Promover o diálogo científico em consonância com o social/popular sobre a sustentabilidade no meio rural e urbano, abordando temas amplos relacionados às práticas produtivas com base agroecológica.  Em longo prazo, pretende-se enfatizar a ciência inovadora, tecnológica e social; a eficiência, racionalidade, difusão de metodologias e melhores práticas sobre gestão de inovação.

Este evento é uma parceria interdisciplinar do Departamento de Zootecnia e do Curso de Arquitetura e Urbanismo de UFSJ e a Prefeitura Municipal de SJDR. Conta com o apoio de diversos projetos de Pesquisa e Extensão, além de outras entidades e setores publicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Temas e títulos: o uso das palavras

Territórios do CorpoEspaçoTempo: Quem Planeja?